quinta-feira, 2 de outubro de 2008

COMUNICAÇÃO SERIAL RS232




A Porta Serial é uma linha de envio de dados, outra para o recebimento e mais algumas para regularizar como os dados estão sendo enviados por outras duas linhas.

Devido a sua simplicidade, a Porta Serial tem sido utilizada para que o PC comunique-se com quase todos os dispositivos - desde modems e impressoras até plotters e sistemas de alarme. A utilização mais comum para Porta Serial é para mouse ou modem. O motivo é que a porta serial não é um meio muito eficiente para a transferência de dados. Ela consegue somente enviar dados em série(um atrás do outro). A Porta Serial é normalmente conhecida como porta RS-232. Esta é uma especificação da Associação das Indústrias Eletrônicas para um padrão de como os conectores são utilizados em uma porta serial.

O RS-232C define três tipos de conexão: elétrica, funcional, e mecância. É a interface mais comumente utilizada, sendo ideal para a faixa de transmissão de dados de 0-20Kbps (velocidade) e distância até 15,2 m entre um ponto e outro (comunicação ponto-a-ponto).

Emprega sinalização desbalanceada e é normalmente utilizada com conectores de forma D de 25 pinos (DB25) para conectar DTE's (computadores, controladoras, etc.) e DCE's (modems, conversores, etc.). Os dados seriais saem através da porta RS-232C, via pino Transmit Data (TD), e chegam à porta RS-232C do dispositivo de destino através do pino Receive Data (RD).

O RS-232 é compatível com os padrões: ITU V.24, V.28; ISO IS2110.


Nenhum comentário: