quinta-feira, 2 de outubro de 2008

ALGUNS CONCEITOS SOBRE CONTROLE DE PROCESSO E INSTRUMENTAÇÃO

.

Alarme
Alarme é a indicação da existência de uma condição normal ou anormal através de um sinal sonoro, visual ou ambos. A condição anormal geralmente consiste em o valor de uma variável de processo atingir um valor limite, alto ou baixo, predeterminado. O alarme geralmente requer a atuação ou atenção do operador.

Condições de operação
Condições que um equipamento ou instrumento está sujeito,não incluindo a variável medida por ele. As condições de operação incluem: temperatura ambiente, pressão ambiente, força gravitacional, campos eletromagnéticos,inclinação,variações da alimentação (tensão, freqüência, harmônicas), choque e vibração.
As condições de operação normais são a faixa de condições de operação dentro da qual o instrumento é projetado p/ operar e para a qual são estabelecidas as influencia de operação.

Confiabilidade
Probabilidade que uma parte componente , instrumento ou sistema funcione satisfatoriamente, sob condições determinadas sem manutenção, durante determinado período de tempo.

Cavitação
Fenômeno indesejável da evaporação do liquido e da implosão de bolhas quando o vapor volta ao estado liquido, que ocorre em interior de tubulações quando há diminuição da pressão ou aumento da temperatura. A cavitação pode ocorrer no interior dos elementos sensores de vazão, bombas, restrições e válvulas. A cavitação pode destruir internos de válvulas e sensores colocados na tubulação.

Controle processo
O controle de processo é a regulação ou manipulação das variáveis que afetam a operação do processo, de modo a obter um produto com qualidade desejada em quantidade eficiente. É o balanço dos fluxos de energia ( pressão e temperatura ) e de material ( vazão e nível ).

Controle supervisório
Controle em que as malhas operam independentemente, sujeitas a ações corretivas intermitentes. Exemplo de controle supervisório é o nosso britador e o novo desareamento.

Correção
Diferença algébrica entre o valor ideal e a indicação do valor medido. É a quantidade que adicionada algebricamente á indicação dá o valor ideal.
Correção positiva denota que a indicação do instrumento é menor que o valor ideal.
Correção = valor ideal – indicação.

Distúrbio
Uma variação indesejável que ocorre em um processo que tende a afetar nocivamente o valor da variável controlada.

Elemento final
Elemento que varia diretamente o valor da variável manipulada. Equipamento da malha de controle que está em contato com o processo, recebendo o sinal do controlador. Normalmente, é a válvula de controle com atuador pneumático; pode ser, também, cilindro, damper, válvula solenóide.

Erro
A diferença algébrica entre o valor medido de uma variável e seu valor ideal. Neste caso também é chamado de incerteza, desvio ou tolerância. Um erro positivo denota que a indicação do instrumento é maior que o valor ideal. Erro =indicação – valor ideal
Em controle de processo, é o sinal de diferença entre a medição e o ponto de ajuste do controlador.


Variável de processo
Qualquer grandeza física mensurável,como pressão, temperatura, vazão e analise. Pode ser classificada como controlada, manipulada e carga do processo.
Variável controlada é a regulada pela malha de controle.
Variável manipulada é a atuada no elemento final de controle, através do controlador, para regular a controlada, geralmente a vazão de um fluido.
Variável medida é a quantidade, propriedade ou condição que é medida. é também chamada de mensurando.
O Processo é a Parte do sistema que desenvolve alguma função desejada; ele pode
ser mecânico, químico, elétrico ou uma combinação desses. Por exemplo, o nível de um liquido num tanque é um processo, assim como a geração de vapor através de uma caldeira.
Elemento Primário e aquele que utiliza ou transforma a energia proveniente do meio controlado para produzir um efeito que é função da variação no valor da variável controlada. Exemplo de elementos primários:termômetros, termopares, placas de orifícios, manômetros etc.
Transmissor é um dispositivo utilizado para transmitir o sinal vindo do elemento primário para um outro lugar.
Controlador e um dispositivo que produz um sinal de saída que e função do sinal do desvio, enquanto que o elemento final de controle representa um dispositivo que, manipulado pelo sinal de saída do controlador,regula o fluxo de energia ou material para um processo. Exemplos de elementos finais de controle são: válvulas de controle, reostatos, determinados tipos de bombas e outros.
Entre os diversos tinos de elementos finais de controle, a válvula é sem dúvida alguma o mais amplamente utilizado.

Nenhum comentário: